Como recuperar o número de um celular perdido ou roubado nas operadoras TIM, Claro e Vivo
Se você teve seu celular perdido ou roubado, pode resgatar seu número de telefone nas operadoras TIM, Claro e Vivo por meio da substituição do SIM card. A seguir, explicaremos como fazer isso, desde que você seja o titular da linha.
Recuperando um número perdido ou roubado: Se você perdeu seu celular ou ele foi roubado, o primeiro passo é bloquear o chip junto à operadora.
Recuperação na Claro: Para resgatar seu número Claro em um novo chip, você precisa ir pessoalmente a uma loja da operadora, pois não é possível fazer isso pela internet. O titular da linha telefônica deve realizar o procedimento e adquirir um novo SIM Card, que custa entre R$ 10 e R$ 20.
Recuperação na Vivo: A Vivo permite a recuperação do número pela internet (via WhatsApp) ou presencialmente em uma loja física. Em ambos os casos, é necessário entrar em contato com uma loja física. O atendimento via WhatsApp é direto com a loja, que pode enviar o chip físico para o seu endereço ou fornecer o QR Code para o eSIM de forma remota. A Vivo cobra uma taxa pelo novo chip físico, variando entre R$ 10 e R$ 20, mas não cobra pelo eSIM.
Recuperação na TIM: Clientes da TIM devem se dirigir pessoalmente a uma loja física da operadora para resgatar sua linha em um novo chip. O procedimento deve ser realizado pelo titular da linha, e a TIM cobra uma taxa de R$ 10 a R$ 20 pelo novo chip, seja físico ou eSIM.
Recuperação na Correios Celular: Clientes da Correios Celular podem solicitar a segunda via do chip ligando para o número 10543 ou pelo WhatsApp (11) 98000-2020. Um novo SIM Card será enviado para o endereço do cliente.
Situações de recuperação: Você pode solicitar a recuperação de sua linha em casos de roubo, furto, perda, extravio, defeito, bloqueio de PUK ou troca de versão do chip (por exemplo, de micro para nano SIM card). No entanto, se seu chip pré-pago foi bloqueado devido à falta de recarga, não será possível recuperá-lo.
Documentos necessários: Para resgatar seu número antigo em um novo chip, é essencial que o titular do contrato vá à loja da operadora com um documento oficial com foto, como RG, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte. Não é obrigatório apresentar uma nota fiscal ou boletim de ocorrência, embora o registro de BO seja incentivado em caso de roubo do celular.
Se a linha estiver em nome de uma pessoa jurídica (plano empresarial ou corporativo), o gestor do contrato deve realizar o resgate do chip. Em ambos os casos, um terceiro pode fazer o processo, mas somente com uma procuração com firma reconhecida em cartório.
Taxas:
Sim, você precisará pagar pela aquisição de um novo SIM Card físico. As operadoras cobram pelo novo chip em branco que será vinculado ao seu número antigo. No entanto, a emissão do chip virtual (eSIM) é gratuita na Vivo e tem custos adicionais na TIM e Claro, que cobram uma taxa pelo QR Code.